Lançamento da pré-candidatura de Geraldo terá ausência de Rui Costa

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, um dos principais líderes do PT na Bahia, não estará presente no lançamento da pré-candidatura do vice-governador Geraldo Jr. (MDB) à Prefeitura de Salvador. O evento, marcado para a próxima quinta-feira (6), na Arena Fonte Nova, oficializará a entrada do emedebista na disputa pelo cargo executivo municipal.

A ausência de Rui se deve a uma viagem institucional que ele fará à China a partir de hoje (31). O braço direito do presidente Lula (PT) participará da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), que ocorrerá em Pequim nos dias 5 e 6 de junho. Na China, Rui discutirá estratégias bilaterais, incluindo a taxação de US$ 50 sobre produtos importados e comercializados online por plataformas como Shopee, Shein e Aliexpress.

Enquanto isso, em Salvador, Geraldo planeja reunir diversas lideranças e políticos aliados ao grupo petista para demonstrar a força de sua pré-candidatura contra seu ex-colega de coligação, Bruno Reis (União Brasil). O evento contará com a coordenação da deputada federal Lídice da Mata (PSB) e a presença de figuras importantes, como o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o senador Jaques Wagner (PT) e vários deputados estaduais e federais da base governista. No entanto, o senador Otto Alencar (PSD) também pode não comparecer, pois estará cumprindo agenda no interior da Bahia para apoiar seus aliados.

A pré-campanha de Geraldo também não terá a presença do presidente Lula (PT), diferentemente do lançamento da candidatura de Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia em 2022. Durante o evento, Geraldo também deve anunciar seu vice na chapa majoritária, com especulações apontando para a médica infectologista Ceuci Nunes (PT). Nos bastidores, contudo, há informações de que a presidente da Bahiafarma não estaria entusiasmada com a possibilidade.

Agenda no RS – Rui Costa desembarcou nesta semana no Rio Grande do Sul para, entre outras agendas, ouvir especialistas em recursos hídricos sobre as dificuldades que o estado já enfrentou em sua história e os caminhos já delineados para que novas inundações não voltem a acontecer. Rui esteve acompanhado pelo ministro da Secretaria Extraordinária para Apoio ao Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e dos ministros das Cidades, Jader Filho; Saúde, Nísia Trindade; e Integração Nacional, Waldez Góes.

A garantia já dada pelo governo federal, conforme assegurou o ministro Rui Costa, é atualizar os projetos de requalificação, manutenção e correção dos sistemas de drenagem existentes, de modo emergencial. “Os projetos de requalificação e ampliação da infraestrutura existente nós vamos fazer, atualizar e requalificar. Trocar as bombas, modernizar esse sistema, enfim, vamos fazer um trabalho bem feito”, afirmou.

Em outra linha, de modo estruturante, o governo federal alerta para que novas e estruturantes soluções sejam encontradas, a partir da elaboração de estudos que garantam de fato segurança para a população.

Categoria:

Deixe seu Comentário