CEE aprova recredenciamento de três cursos da UESC
Os membros do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE), que estiveram reunidos esta semana no campus Professor Soane Nazaré de Andrade, foram recebidos, nesta terça-feira, dia 4 de junho, pelo reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professores Alessandro Fernandes e Maurício Moreau. Na oportunidade, os representantes do colegiado comunicaram a aprovação do processo de recredenciamento dos cursos de graduação de Biomedicina, Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA) e Medicina Veterinária.
O CEE-Bahia realizou sessão plenária nos dias 3 e 4 de junho, no Auditório Jorge Amado, no campus da Uesc, no contexto do projeto “CEE em Movimento: pensando a educação em cada pedacinho da Bahia”. A programação incluiu debates sobre Educação Socioemocional, Resolução Antirracista, Ensino Superior e Desenvolvimento Regional, Educação Especial e sessões de Câmaras e Comissões.
O reitor Alessandro Fernandes exaltou o papel do Conselho Estadual de Educação na formulação de políticas públicas para o setor e agradeceu, em nome da Universidade, a forma criteriosa e ética de avaliação e aprovação dos processos de recredenciamento dos cursos de Biomedicina, LEA e Medicina Veterinária.
Coincidentemente, a reunião do CEE aconteceu no momento em que estudantes do curso de Veterinária realizaram manifestação pela renovação de insumos para o funcionamento do Hospital Veterinário. O reitor Alessandro Fernandes estabeleceu diálogo com o movimento estudantil para esclarecer aspectos do processo de compras por meio de licitação.
Além disso, uma comissão formada por estudantes foi recebida pelo plenário do Conselho para abordagem do problema, quando ficou esclarecido que a manifestação não objetivou a desqualificação do curso de Medicina Veterinária, mas a busca de soluções para o pleno funcionamento do Hospital, equipamento fundamental para as atividades do próprio curso.
Os conselheiros presentes elogiaram a capacidade de diálogo da gestão superior da Universidade Estadual de Santa Cruz que, de forma transparente e democrática, acolheu as reivindicações dos estudantes e encaminhou um desenrolar construtivo diante da questão. A conselheira Cristina Silva Andrade observou que, em nenhum momento, os estudantes ouvidos desqualificaram o curso de Medicina Veterinária nem a Uesc. “Na verdade, ressaltaram a falta de insumos e materiais necessários às atividades práticas”, pontuou.
A reunião do Conselho Estadual de Educação em Ilhéus contou com as presenças do presidente e da vice-presidente do colegiado, Alberto Gondim Pires e Dinalva Melo Nascimento, e os conselheiros Ana Cristina Croesy, Cristina Andrade, Marilene Betros, Mário Sérgio Aragão, Nildon Pitombo, Samuel Macêdo Guimarães e Weslen Moreira.