EDERJÚNIOR cobra do executivo cadastramento do município no Programa Esporte e Lazer, PELC), do Governo Federal

_EDERJÚNIOR cobra do executivo cadastramento do município no Programa Esporte e Lazer, PELC), do Governo Federal_

PELC

O Pelc se desenvolve a partir da implantação de núcleos de esporte recreativo e lazer, sejam eles localizados em regiões urbanas, rurais, comunidades e povos tradicionais e povos indígenas. É a partir da atuação dos agentes sociais e coordenadores do Programa que as manifestações esportivas e de lazer são planejadas e desenvolvidas nos núcleos.
São 400 atendimentos em oficinas previstos por núcleo, de diversos conteúdos culturais do lazer. O número de atendimentos em comunidades e povos tradicionais e povos indígenas pode ser menor, levando-se em conta a realidade populacional local. O público-alvo são crianças e pessoas com deficiência, na faixa etária de seis anos ou mais, e adolescentes, jovens, adultos e idosos.O objetivo principal é democratizar o acesso ao lazer e ao esporte recreativo para todas as idades, incluindo pessoas com deficiência, a partir da criação de núcleos de atividades para promoção da vida saudável e da convivência social. O Pelc contribui para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direitos de todos.

OBJETIVOS

– Nortear ações voltadas para públicos diferenciados (conforme faixa etária, gênero, raça, etnia, orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outros) nos núcleos de lazer e esporte recreativo; Estimular a gestão participativa entre os atores locais direta e indiretamente envolvidos; Estimular a implementação de metodologia participativa e democrática para o desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais de lazer e esporte recreativo; Promover a formação inicial e estimular a formação continuada dos agentes sociais e gestores municipais de lazer e esporte recreativo; Valorizar e fortalecer a cultura local na apropriação do direito ao lazer e ao esporte recreativo; Promover a ressignificação e a qualificação de espaços e equipamentos públicos de lazer e esporte recreativo; Democratizar o acesso ao lazer e esporte recreativo, privilegiando as comunidades menos favorecidas.

Segundo o autor da Proposta, “Considerando que o município já tendo uma secretaria especifica e atuante e, espaços públicos, estádio de futebol, ginásios, quadras, etc, esta demanda é muito importante e oportuna, para a promoção da saúde saudável, participação e convivência social. Inserir o PELC no município é realizar políticas públicas para o esporte”, afirma o vereador EDERJÚNIOR (foto abaixo).

ILHÉUS: Vereador EDERJÚNIOR apresenta proposições diversas em benefício do Bairro do Pontal

 

Categoria:

Deixe seu Comentário