Kleber Rosa é confirmado como candidato do PSOL em Salvador

O policial civil e professor Kleber Rosa (PSOL), ao lado de Dona Mira Alves (PSOL), foram confirmados como candidatos a prefeito e vice de Salvador em convenção realizada na tarde de ontem, no Centro de Cultura da Câmara Municipal.

Acompanhados das pré-candidaturas à Câmara de Vereadores (CMS), os dois iniciaram a jornada na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Eles assistiram a uma missa e subiram as ladeiras do Pelourinho em direção ao Centro Cultural da Câmara de Vereadores (CMS). 

Kleber Rosa salienta que a chapa majoritária foi pedir "as bençãos" de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos para começar a disputa eleitoral: "A igreja do Rosário preserva a nossa história negra de resistência e de luta contra a escravidão e os cultos utilizam a musicalidade da  nossa religiosidade  de matriz africana".

Dona Mira Alves ressalta que "a igreja foi tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco e foi construída pela própria Irmandade, pelos negros escravizados que se organizavam em agrupações religiosas de ajuda mútua, as chamadas irmandades ou confrarias. A igreja do Rosário representa a nossa trajetória de resistência e de muita luta".

Nesta semana, Kleber anunciou que o professor da UNEB, doutor em História, e ativista do movimento negro, Wilson Roberto de Mattos, será o Coordenador do Programa de Governo da chapa majoritária da federação PSOL e Rede Sustentabilidade. Wilson é doutor em História desde 2000 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e já foi Pró-Reitor de Ações Afirmativas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente, é professor titular na universidade.

“Eu diria que é o momento de virada da chapa. Hoje aquilo que a gente chama de pré-campanha inicia uma etapa já como candidato. A partir daí tem toda uma atividade, as atividades em geral, sobretudo da imprensa, debates, entrevistas, já dentro do calendário eleitoral. Então, isso é um momento importantíssimo pra gente”, disse Kleber.

“Frente às iniquidades, às opressões, aqui é um espaço que simboliza a luta do nosso povo. Vamos subir em cortejo por essas ruas que também tem um valor histórico muito importante para nós enquanto povo negro e vamos adentrar a prefeitura de Salvador, o espaço cultural da Câmara. É um momento muito emocionante, simbólico e significativo. Queremos aproveitar esse momento para dar energia para nossa turma e entrar de cabeça nesse processo de conquista da nossa cidade para devolvê-la para a nossa gente, para devolvê-la para o nosso povo”, emendou.

Categoria:

Deixe seu Comentário