Jerônimo tenta consenso com consórcio da Ponte Salvador-Itaparica
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) falou sobre as negociações sobre o reajuste do contrato do Governo da Bahia com o Consórcio da Ponte Salvador-Itaparica, formado pela China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC).
"A minha equipe, liderada pelo secretário Afonso Florence, da Casa Civil, já havia dialogado com o consórcio chinês, mas também entendendo o papel do TCE, nós veremos aqui o ineditismo. Temos o interesse em construir a ponte, assinamos o contrato em 2020, veio a pandemia e a obra não deu início. Depois, de lá para cá, houve aumento nos valores de insumos", ressaltou.
Segundo o gestor, as conversas estão na fase final. "Chegamos ao ponto de três ou quatro itens sendo debatidos e estamos construindo um consenso. Para que isso não seja feito de uma forma isolada, o TCE se colocou à disposição de mediar o que é que o consórcio deseja e o que é que o Estado oferece de contrapartida. Entregamos ontem um documento. Enquanto isso, o processo de sondagem não parou. Eles deverão trabalhar mais três ou quatro meses e ter o projeto executivo da obra", emendou.
Mais cedo, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Marcus Presídio, disse que recebeu um pedido do Estado da Bahia, para que o Tribunal medeie o projeto entre o Consórcio e o Estado a fim de garantir a construção da Ponte Salvador-Itaparica.
LULA EM SALVADOR
O governador Jerônimo Rodrigues afirmou estar em negociações com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o desembarque do mandatário à Bahia durante as eleições municipais de 2024. o petista pontuou que a presença do chefe do Executivo ajudará o candidato do grupo político em Salvador.
“Por mais que eu tenha interesse que ele pudesse vir aqui em Conquista, em Feira de Santana, Camaçari e Lauro de Freitas, nós temos que compatibilizar, porque são 27 estados, é igual uma linha aqui. Eu já rodei 221 municípios e eu não vou ter pernas até o dia 6 de outubro para visitar os 47 municípios. Naqueles municípios que a gente tem o conforto de um grupo nosso que está bem na frente, eu vou convidar ele, a gente vai se encontrar, e naqueles municípios que estamos com um grau de dificuldade, eu pisarei lá [também]”, disse Jerônimo na entrega de viaturas da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Saep), no Costa Azul. No 2 de Julho, data da independência da Bahia, Lula desembarcou em Salvador para participar das comemorações.