Casa Cais abre as portas para fortalecer iniciativas de base comunitária em Serra Grande
A inauguração da Casa Cais - Aprendizagem e Inovação Social materializa um sonho coletivo em Serra Grande (Uruçuca, Bahia).O território é marcado por forte atuação de iniciativas comunitárias e o espaço foi criado para apoiar saberes e fazeres para o bem comum, fomentando a experimentação, a colaboração e a criatividade comunitária, incluindo, as empreendidas por e para as juventudes locais.
“Uma das demandas mapeadas em escutas comunitárias e estudos que realizamos nos últimos anos foi a importância de contar com mais espaços para atividades voltadas ao fortalecimento comunitário. Um exemplo foi a pesquisa Juventudes de Serra Grande, na qual jovens manifestaram a necessidade de espaços para encontros, cursos de qualificação profissional, atividades culturais e trocas de experiências. Para responder a essa demanda, nasceu a Casa Cais”, conta o gerente do Programa de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e entorno da Tabôa Fortalecimento Comunitário, Robson Bitencourt.
Com espaços e equipamentos para usos variados, a Casa Cais vai ancorar formações, rodas de diálogo, apresentações artísticas e culturais. Também foi montado um laboratório de informática, no qual serão realizados cursos e outras atividades.
O evento de abertura aconteceu no Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, e contemplou a apresentação das instalações para o público presente, além de roda de diálogo e escuta comunitária e Sarau das Juventudes, organizado por jovens de Serra Grande.
Ações já confirmadas
A agenda formativa da Casa Cais foi aberta com foco prioritário no fortalecimento das juventudes, incluindo cursos de desenvolvimento profissional - inglês e informática - e o Lidera Jovem, uma formação de jovens lideranças. As ações, ofertadas pela Tabôa, contam com apoio do Instituto Solea e do Connecting Communities in the Americas - CCA.
Além dos cursos já anunciados, outras ações estão sendo desenhadas, e grupos da comunidade também já estão trazendo suas propostas de ocupação da Casa Cais.
Para mais informações, o contato pode ser feito pelo e-mail casacais@taboa.org.br. Saiba mais em www.taboa.org.br
Foto: Acervo Tabôa | Florisval Neto