*POR PROFESSOR LÚCIO GUSMÃO: *Desinformação como arma política abala nossa cidadania*

_Meus amigos, como no nosso país não temos regulamentação das chamadas redes sociais acabamos por cair em diversas armadilhas e artimanhas que grupos poderosos, e que ganham muito com essa ausência de regulamentação, inclusive políticos, se aproveitam nos fazendo de fantoches para seus interesses particulares ganhos bilionários com nosso voto_.

Qualquer empresa, e nós meros mortais, seguimos regras e leis, somos regulamentados e punidos se assim não o fizer, aí que entra uma questão: as plataformas digitais não devem seguir regulamentações como todos já que também são empresas e com lucros bem vultosos? Façam meus caros uma pequena e rápida verificação dos bilhões de dólares que essas plataformas ganham. Isso mesmo, estamos falando de Bilhões de dólares!

Sendo assim, temos que ficar mais que atentos no que vemos nessas plataformas, e agora ainda mais agravante com a utilização, cada vez mais frequente, da Inteligência Artificial, criando imagens que muito se parece com uma “realidade” que nos faz duvidar até de nós mesmos. Se aproxima a eleição e já estamos enfrentando tais posturas desses grupos e não podemos permitir que um direito tão importante que é nosso voto, único momento onde pobres e ricos têm a mesma importância de decisão, já que nosso voto é uma arma poderosa de ação cidadã, que os tais poderosos temem e que foi conquistado com muita luta, seja roubado de nós e utilizado por quem usa meios fraudulentos, fazendo de tudo sem nenhum escrúpulo para confundir, para enganar, para fazer com que esse poder de escolha e consciência seja tomado de nós perdendo seu sentido de cidadania plena.

Não somos meros fantoches não é mesmo?

Aqui em Ilhéus não será diferente, ou melhor, não esta sendo diferente, o custo de mentiras e manipulações é alto para nossa vida e de nossos entes queridos, nossos filhos dependem de nossa atenção nesse sentido, precisamos combater esses mestres da mentira e da enganação que usam seu poder econômico de forma vil e rasteira. Já prestaram atenção no quanto tentam nos colocar, mexendo com nossas emoções, uns contra os outros nos fazendo ter a fúria como foco de decisões, nos afastando até de nossa própria família e amigos?

Meus caros amigos, somos parte constante e permanente dessa engrenagem, precisamos perceber essas estratégias e fazer valer nossas escolhas para que nossa cidade, a linda Ilhéus, não seja uma constante vítima de enganadores, que tenhamos certeza que nossa escolha de voto seja por projetos de crescimento e desenvolvimento que nos inclua e que nos possibilite olhar para frente com dignidade e certeza que vamos participar nessa construção, que teremos o fruto desse crescimento em nossas casas, em nossas mesas e profissões e não para sermos servos de usurpadores de nosso trabalho honesto no dia a dia.

Ilhéus rumo aos 500 anos com dignidade para seu povo!!


*Lúcio Gusmão é professor de História, Filosofia e, colaborador/articulista do site JORNAL DO RADIALISTA.

 

 

 

Categoria:

Deixe seu Comentário