*Por PROF. LÚCIO GUSMÃO: ILHÉUS E SEUS MOINHOS DE VENTO
Eis que surgem muitas especulações sobre como será o próximo governo, exercícios de imaginação latente que esbarram em ser meras suposições. Escolhemos eleger um Novo Prefeito, no caso Valderico Junior, e não dar continuidade ao atual grupo político e isso é uma mensagem clara dos eleitores.
Interessante observar que não devemos, com tais suposições, criar ambiente em que o Próximo prefeito seja colocado como um herói ou um vilão. Como sou amante da literatura eis que lembro de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, quando esse simples escudeiro passa a governar a Ilha de Consusión, tal feito político é fruto de “zombarias” e questionamentos e muitos ficam a buscar no passado possíveis fatos que possam impedir ou mesmo prejudicar o futuro governante. Ao trazer tal comparação demonstro que o desafio do próximo prefeito é ter a habilidade de encarar tal desafio com realismo e conquistar a admiração, não só de quem o elegeu com seus votos, mas também daqueles que hoje usam da ironia e da “zombaria” no sentido de criar descrédito.
Nosso Prefeito eleito, não poderá governar com ironias e “zombarias” e para isso tem que se cercar de bons conselheiros, tem que identificar com maestria quem o cerca por puro interesse pessoal e nada Republicano, utilizar de forma realista a simplicidade e honestidade que o levou a ser eleito de forma significativa.
O Contexto que encontrará reforça que terá que ser hábil diante das armadilhas que encontrará, se afastar do disse me disse dos que vão dizer SIM a tudo que faça e proponha. Terá que encontrar o equilíbrio na distribuição de cargos e indicações bem como ser firme com o que arrecada o município, se afastando de agir por impulsos e ajustar as condutas na verdade de cada caso. Ser benevolente com firmeza.
Um Prefeito Eleito não deve ser um Herói, nem tampouco um vilão, tem que exercer seu protagonismo cumprindo a lei, pois é o mínimo que qualquer cidadão espera de um representante político, e nós não somos diferentes aqui em Ilhéus. O Poder que colocamos nas mãos de quem elegemos é muito valioso, a ambição de nosso futuro Prefeito deve ser Nobre, no sentido de olhar por quem o colocou na Cadeira de Prefeito, deve sempre lembrar, e aqui recorro a mitologia Grega, que Deuses eram heróis cheios de defeitos e mesmo assim idolatrados pela população, mas deixam de existir quando ninguém mais acredita neles.
Política é mediar interesses, é organizar, administrar, mas fazendo do diálogo, das negociações, e das relações sociais suas ferramentas principais. Não se faz política sozinho e isso é secular, pelo menos não desde que estamos no sistema que chamamos de Democracia.
_Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado. (1984, George Orwell)_
*Prof. Lucio Gusmão é professor de História, intelectual e colaborador exclusivo do site jornaldoradialista.com.br