*MENSAGEM DO VEREADOR EDERJÚNIOR: VIVA O NEGRO BRASILEIRO! 20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA*

_20 de Novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra tem primeiro feriado neste ano. Nesta quarta-feira, dia 20 de novembro de 2024, pela primeira vez, é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra com um feriado nacional (Lei 14.759/23)_

“Em homenagem a esta data, que é símbolo de inserção do negro na sociedade brasileira e, isso, após longos anos de sofrimento com a escravidão, além de muito preconceito e discriminação social, na década de 1960, foi instituído o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A data também foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Pois, Zumbi é símbolo na luta pela resistência à escravidão, um verdadeiro herói que lutou pela liberdade dos escravos”. (JR 2021)

Temos um país marcado por uma enorme desigualdade social com origem em sua construção histórica. Nossa sociedade é segmentada e as oportunidades sociais são diferenciadas, junto aos diversos grupos étnicos e raciais que aqui existem.

Dia da Consciência Negra, um dia de luta e de reflexão em prol do respeito – SINDJUS BRASILIA

Hoje, quarta-feira, 20 de novembro, como vice-presidente do Poder Legislativo Ilheense,  continuamos a lutar e ajudar a nossa sociedade, reafirmando a importância do desenvolvimento e respaldo às campanhas de sensibilização para combater a discriminação.

E, conhecendo os problemas que ainda nos afligem, vejo a importância de inserir debates e reflexões acerca do tema racial, não só na Augusta Casa de Leis, mas, inclusive e principalmente nas escolas. São iniciativas que objetivam a inclusão qualitativa dos negros na sociedade, sobretudo no mercado de trabalho, bem como em discussões pela melhoria de políticas públicas de combate à pobreza e mais qualidade na educação, saúde, saneamento e habitação popular, garantindo assim o maior acesso das pessoas ao mercado de trabalho e a uma qualidade de vida mais digna para a população.

Zumbi dos Palmares nasceu em 1655, no estado de Alagoas. Ícone da resistência negra à escravidão, liderou o Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas no Brasil Colonial. Localizado na região da Serra da Barriga, atualmente integra o município alagoano de União dos Palmares.

Embora tenha nascido livre, Zumbi foi capturado aos sete anos de idade e entregue a um padre católico, do qual recebeu o batismo e foi nomeado Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre nas celebrações de missas. Porém, aos 15 anos, voltou a viver no quilombo, pelo qual lutou até a morte, em 1695.

Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da luta contra a escravidão, lutou também pela liberdade de culto religioso e pela prática da cultura africana no País. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

Categoria:

Deixe seu Comentário