*Exposição itinerante homenageia mestres e mapeia capoeira de Ilhéus*
Postado 03/04/2025 20H12

Esse final de semana acontecerá o lançamento da exposição “Casa da Capoeira de Ilhéus”. A exposição é composta de 10 banners e 50 fotografias, homenageando antigos mestres com suas histórias de vida, traçando árvores genealógicas e um mapeamento com todos grupos de capoeira atuantes na cidade. Dentre os homenageados, destacam-se os mestres Virgílio, Miguel Machado e Pelé da Bomba, que faleceram ano passado, e Caldeira, o mais velho da cidade, com seus 98 anos.
O projeto é uma realização do Coletivo Ginga de Angola e do grupo Camarada Camaradinha, que atuam no Galpão X, espaço sócio-esportivo-cultural situado próximo ao Terminal Urbano.
Na sexta-feira o lançamento será realizado no próprio Galpão X, a partir das 19h. No sábado pela manhã a exposição acontecerá na Feira da Agricultura Familiar, na Dois de Julho, e no fim de tarde na Ciranda na Praça, Cidade Nova. Nos três momentos acontecerão rodas de capoeira angola e samba de roda. Durante a Ciranda também haverá uma exposição do livro Tudo que a boca come: capoeira, modernidade e cosmovisão afro-indígena, de Paulo Magalhães, coordenador do ponto de cultura Ginga de Angola, que também é um projeto de extensão da UFSB.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
_Lançamento da exposição itinerante “Casa da Capoeira de Ilhéus”_
Sexta, 04/04, 19h - Galpão X (ao lado do Terminal Urbano)
Sábado, 05/04 - 10h - Feira da Agricultura Familiar (Av. Dois de Julho)
17h - Ciranda na Praça (Pça Antônio Vianna - Cidade Nova)
Mais informações: (71) 9 9273 7765 / @ginga.de.angola
Categoria: