Comida no Prato já distribuiu mais de 30 mil refeições em Barreiras
Postado 08/05/2025 13H40

Em Barreiras, no Oeste baiano, a ação do Comida no Prato, do Governo do Estado, já mostra resultados concretos. A ONG Forte por Ser Mulher, que coordena uma das 250 cozinhas comunitárias que integram o programa, alcançou a marca de 30 mil refeições. A meta da ONG é atingir 44 mil marmitas distribuídas nos bairros Vila Rica, Cascalheira, Barreiras 1, São Sebastião e 29 de Julho, beneficiando diretamente 400 pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A ação é do programa Bahia Sem Fome, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está levando comida de qualidade para quem mais precisa da capital ao interior.
Charles Delman Pereira Machado, coordenador da cozinha, destaca que o impacto vai além da entrega da comida. “Essa ação facilita o acesso a alimentos e contribui para que as pessoas possam ter uma alimentação mais adequada, garantindo sua segurança alimentar e nutricional.”
Para quem recebe diariamente as marmitas, a gratidão é evidente. Eva Maria Elias da Silva, beneficiária da ação, afirma que as marmitas são muito bem feitas. “Agradeço demais, que o Governo do Estado tenha essa preocupação com a gente”.
Já Joedna Francisca dos Santos ressalta a importância contínua da ação: “Todos os dias a gente vem com muita satisfação receber essa marmita. Tenho um idoso de 83 anos em casa e ele já fica esperando. É uma marmita muito boa e a gente pede que não pare”.
Uma ação que chega a todos os cantos da Bahia
Com um investimento superior a R$ 60 milhões, a iniciativa Comida no Prato tem abrangência em todos os 417 municípios baianos, com a meta de atender até 50 mil pessoas ao longo de 12 meses. Nesse período, a previsão é distribuir 5,5 milhões de refeições.
A operação do programa envolve 250 cozinhas comunitárias, administradas por 169 organizações da sociedade civil, selecionadas por meio de editais públicos. Essas entidades não só preparam e distribuem as refeições, como também realizam a busca ativa de pessoas em situação de insegurança alimentar grave, muitas vezes auxiliando na emissão de documentos para acesso a outras políticas públicas.
Categoria: