Avanços na Regulação de Exames: Prefeitura de Ilhéus zera fila de tomografias sem contraste

A Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus tem alcançado importantes avanços no agendamento de exames especializados, garantindo mais agilidade e acesso aos usuários do SUS. Um dos destaques é a regularização completa da fila de tomografias sem contraste, que estavam represadas nas unidades de saúde. Atualmente, os pacientes já conseguem agendar esse tipo de exame sem enfrentar dificuldades.
Além disso, a fila de tomografias de pacientes oncológicos, que aguardavam agendamento desde novembro de 2024, também foi zerada. O fluxo desses exames está em dia, assegurando mais rapidez no diagnóstico e no início do tratamento dos pacientes.
Outro avanço significativo foi na realização de tomografias e ressonâncias com contraste, cuja fila estava represada desde julho de 2024. Todos os pedidos antigos foram atendidos, e os pacientes que deram entrada entre março e julho de 2025 já estão sendo contatados para receber seus agendamentos em breve.
Já as ressonâncias sem contraste, que acumulavam uma demanda reprimida de mais de 3.800 pacientes desde 2022, também começaram a ser resolvidas. Mais de 50% dos pacientes já realizaram seus exames, e uma nova ação está sendo planejada para zerar completamente essa fila.
As biópsias de próstata e de tireoide, que estavam com dificuldade de execução, foram retomadas nesta nova gestão, possibilitando que muitos pacientes agora tenham acesso ao diagnóstico necessário.
A coordenadora da Central de Regulação do Município de Ilhéus, Daniele Machado, destaca que os resultados são fruto de muito esforço e reestruturação dos processos internos. “Com organização, compromisso e muito trabalho, conseguimos avançar em diversas frentes. Zerar filas históricas e garantir agilidade nos exames mostra que estamos no caminho certo para oferecer mais dignidade e cuidado aos nossos usuários”, pontuou.
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça que muitos pacientes acabam perdendo a oportunidade de realizar seus exames porque não atendem o telefone da Central de Regulação, por se tratar de um “número desconhecido”. É fundamental que os usuários fiquem atentos às ligações, pois é por meio delas que são confirmados os agendamentos.
Outro ponto de atenção é o número de pacientes faltosos, que tem sido significativo. As ausências comprometem o funcionamento da fila, prejudicando quem está aguardando e desperdiçando vagas que poderiam ser ocupadas por outros usuários.
A Prefeitura de Ilhéus também alerta para a importância da atualização dos dados do Cartão SUS, principalmente telefone e endereço. Muitos cadastros estão desatualizados, o que impossibilita o contato da Central de Regulação. A atualização pode ser feita presencialmente, no primeiro andar na Central de Regulação, localizada na Rua na Rua Prado Valadares S/N, Centro.
Todos esses avanços são reflexo do comprometimento da equipe da Central de Regulação, que, junto à nova gestão municipal, tem se empenhado para melhorar a oferta dos serviços, mesmo diante das dificuldades e limitações enfrentadas.
Em breve, será inaugurada a nova sede da Central de Regulação, que vai oferecer mais acessibilidade para os usuários e melhores condições de trabalho para os profissionais envolvidos.
por ASCOM SESAU