Chocolat Festival Bahia 2025 ressalta a força dos chocolates da agricultura familiar baiana em Ilhéus

O protagonismo da agricultura familiar na produção de cacau e chocolates na Bahia é o grande destaque do Chocolat Festival Bahia 2025, evento internacional que acontece até domingo (20/07), em Ilhéus.

Com opções veganas, orgânicas e com alto teor de cacau, o festival evidencia a produção cada vez mais diversificada de derivados do cacau, fruto dos investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que vão desde a base produtiva até a comercialização.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destaca os esforços realizados para o fortalecimento da cadeia do cacau no estado. “A cacauicultura hoje é um sistema fortalecido e nós podemos ver essa força representada no Chocolat Festival. Um evento que reúne as experiências exitosas da agricultura familiar baiana graças a parceria do poder público com as associação e cooperativas, setor financeiro, setor educacional, setor privado e prefeituras municipais que se encontram aqui para celebrar a produção e incentivar a comercialização desses chocolates que geram renda a milhares de famílias”, comentou Jeandro


O gerente comercial da marca Bahia Cacau, da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), comemora os avanços na comercialização da cooperativa, que participa mais uma vez com sucesso do festival.
“É um evento que gera bons resultados comerciais e amplia a visibilidade da marca, mostrando que a Bahia continua sendo a terra do cacau e do chocolate no Brasil. Hoje, a Bahia Cacau conta com três pontos comerciais, e nosso faturamento saltou de R$ 600 mil, em 2019, para R$ 4,5 milhões em 2023. Isso mostra que inovar e investir na cadeia do cacau foi uma decisão acertada”, afirmou.

Já a diretora-presidente da Natucoa Chocolates, da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopesba), Carine Assunção, fala sobre a construção de um novo momento para a cacauicultura baiana.
“O tempo dos coronéis do cacau já passou. Hoje vivemos um novo período, graças aos investimentos do Governo do Estado nas nossas associações e cooperativas. A Natucoa, além de produzir chocolates de origem e beneficiados, firmou parcerias com empresas para a produção de linhas personalizadas. Eventos como o Festival do Chocolate reforçam, para o grande público, esse sentimento de evolução e a força dos chocolates do sul da Bahia.”

O Chocolat Festival Bahia 2025 segue até este domingo (20/07), no Centro de Convenções de Ilhéus, com entrada gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

Fotos: André Frutuôso/Ascom CAR
Categoria:

Deixe seu Comentário