UPB mobiliza municípios para implantação de Planos Municipais de Educação Antirracista

Iniciativa da Diretora de Direitos Humanos da UPB, Eliana Gonzaga, oferece minuta do plano pioneiro implantado em Cachoeira

Em alusão ao Novembro Negro, mês dedicado à reflexão sobre as desigualdades raciais no Brasil, a União dos Municípios da Bahia (UPB), por meio da sua Diretoria de Direitos Humanos, Cidadania e Igualdade Racial, inicia uma mobilização para incentivar as prefeituras baianas a implantarem seus próprios Planos Municipais de Educação Antirracista.

A ação, que terá como base o modelo pioneiro desenvolvido no município de Cachoeira, surge de uma iniciativa da diretora da pasta e prefeita do município, Eliana Gonzaga, e visa fortalecer políticas públicas locais que assegurem a promoção da igualdade racial no ambiente escolar. O plano está em conformidade com a obrigatoriedade do cumprimento da Lei nº 10.639/03, que impacta no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ao incluir no currículo escolar o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas.

De acordo com a prefeita Eliana Gonzaga, a proposta representa um passo importante para contribuir com a educação dos municípios e a elevação da autoestima dos alunos, sendo ferramenta de justiça e equidade social. “Precisamos garantir que cada criança e jovem negro tenha o direito de se reconhecer e se orgulhar da própria identidade”, afirmou.

Durante a mobilização, a UPB enviará aos municípios uma minuta do Plano de Educação Antirracista, construída a partir da experiência exitosa de Cachoeira, reconhecida por integrar toda a comunidade escolar na formulação de estratégias pedagógicas, de gestão e de formação docente voltadas ao combate ao racismo estrutural.

O documento orienta os gestores municipais sobre como adequar as metas e ações à realidade local, com foco na valorização da história e cultura afro-brasileira e africana, formação continuada de professores, revisão dos currículos escolares e fortalecimento das escolas quilombolas.

Com a iniciativa, a UPB reforça seu compromisso em promover uma educação antirracista, inclusiva e humanizadora, estimulando os municípios a adotarem práticas concretas de enfrentamento às desigualdades raciais e de valorização da diversidade que marca a história e a cultura da Bahia.

foto: divulgação


--

Categoria:

Deixe seu Comentário