Bahia discute futuro do desenvolvimento no Seminário Macroterritorial do PDI Bahia 2050 em Ilhéus
Postado 18/11/2025 20H07
O Governo da Bahia, através da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), promove, nesta quarta-feira (19), na UESC em Ilhéus, o Seminário Macroterritorial do Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI Bahia 2050, que marca a fase decisiva da construção participativa do plano.
O encontro reunirá representantes dos Territórios Litoral Sul, Baixo Sul, Extremo Sul, Costa do Descobrimento e Vale do Jiquiriçá com o objetivo de debater os objetivos de longo prazo que irão orientar o desenvolvimento sustentável e inclusivo da Bahia até 2050.
Os territórios participantes irão debater os objetivos estratégicos de longo prazo que foram priorizados a partir de um questionário virtual disponibilizado anteriormente. Entre os destaques aparecem o fortalecimento da agricultura familiar — com ênfase na agroecologia, agroindústria e apoio técnico —, a conservação ambiental e a segurança hídrica, além da valorização do turismo e da cultura como vetores econômicos.
Na agenda social, ganharam centralidade a ampliação da saúde regionalizada, a educação do campo e a formação profissional, somadas à necessidade de maior integração das políticas públicas, fortalecimento da governança territorial, incentivo às micro e pequenas empresas e expansão da conectividade e da segurança pública.
O PDI Bahia 2050 é o instrumento de planejamento estratégico de longo prazo do Governo da Bahia. Ele define a visão de futuro para o estado e está alinhado ao movimento nacional de retomada do planejamento público estendido para os próximos 25 anos, simbolizado pela Estratégia Brasil 2050, que busca integrar esforços federativos em torno de um modelo de desenvolvimento sustentável, inovador e socialmente inclusivo.
A política territorial da Bahia, estruturada nos 27 Territórios de Identidade, constitui a base do sistema estadual de planejamento e da formulação de políticas públicas. Essa abordagem fortalece o protagonismo dos municípios e da sociedade civil na definição das prioridades de cada território.
Os Seminários Macroterritoriais, por sua vez, agregam esses 27 territórios para construir o futuro da Bahia, ampliando a capacidade de integração das ações de governo e o diálogo com os territórios.
De acordo com o secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, a Bahia vive um novo ciclo de planejamento integrado, que valoriza a escuta social e a colaboração entre os diferentes níveis de governo, consolidando o estado como referência nacional em planejamento com participação social.
Na mesma linha, o superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Barreto, destaca que os Seminários Macroterritoriais representam um espaço fundamental para transformar as contribuições dos territórios em diretrizes e estratégias concretas para o futuro do estado.
O que: Seminário Macroterritorial do PDI Bahia 2050
Quando: 19 de novembro (quarta-feira), a partir das 8h30
Onde: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – Auditório da Torre Administrativa, 5º andar – Rodovia Jorge Amado (km 16), Bairro Salobrinho
Ascom Seplan: ascom@seplan.ba.gov.br | (71) 98899-3100 – Lucas Pondé
Categoria: