Ilhéus inicia Consultório na Rua para ampliar atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade
O município de Ilhéus deu início, nesta sexta-feira (05), às ações do Consultório na Rua, programa do Ministério da Saúde voltado ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A primeira atividade ocorreu no bairro do Malhado, com a presença de equipes multiprofissionais das secretarias de Saúde, Promoção Social e outras áreas parceiras.
A enfermeira da Atenção Básica do município, Elma Valiense, destaca que este é um momento importante para o município, que recentemente aderiu ao programa com três equipes distribuídas nas zonas Norte, Centro e Sul.
“Estamos dando o pontapé inicial em uma ação fundamental. Hoje é nossa primeira ida a campo para esse contato direto com pessoas em situação de rua, que muitas vezes são invisíveis aos olhos da sociedade. Nosso objetivo é melhorar o acesso delas aos serviços de saúde, acolher e enxergar essas pessoas em sua totalidade”, explicou.
As equipes contam com enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais. O trabalho envolve acolhimento, escuta qualificada e identificação de necessidades urgentes. Segundo Elma, quando for constatada a necessidade de consulta médica, os usuários serão encaminhados para unidades de referência.
“Aderimos inicialmente à modalidade 1, mas já estamos estruturando as ações para avançar à modalidade 3, que inclui médico na equipe. Enquanto isso, três unidades de saúde funcionarão como pontos de apoio para garantir atendimento organizado, acolhedor e contínuo”, ressaltou.
A assistente social Soraia Mello, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, explica que a abordagem social é essencial nesse primeiro contato.
“O papel da assistência social é acolher, ouvir e identificar as necessidades de cada pessoa. Buscamos saber se possuem documentos, se precisam de encaminhamento para retirada de RG ou CPF, se necessitam de atendimento médico ou outras demandas urgentes. Todas as pessoas em situação de rua estão em vulnerabilidade — seja por questões familiares, uso de álcool e drogas ou abandono. Estamos aqui para oferecer caminhos de cuidado e reintegração”, afirmou.
A diretora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Rosany Borges, ressalta que o programa funciona de forma itinerante, levando profissionais diretamente aos locais onde se encontram pessoas em situação de rua.
“O Consultório na Rua é uma estratégia que aproxima o SUS da população mais vulnerável. A equipe vai ao território, identifica esses grupos e garante acesso a consultas médicas, apoio psicológico, orientação nutricional e serviços odontológicos, conforme a necessidade. Também atuamos nas demandas psicossociais, como busca de documentos e reintegração familiar”, destacou.
Rosany reforça que algumas unidades de saúde do município já estão definidas como referência para os encaminhamentos realizados pela equipe do Consultório na Rua, garantindo continuidade do cuidado.
Com a iniciativa, a Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Saúde reafirma o compromisso com políticas públicas integradas e humanizadas, levando saúde, acolhimento e dignidade às pessoas que vivem em situação de rua.
por ASCOM SESAU

